Fotografe logo pela manhã, pois as primeiras horas são as melhores, especialmente pela luz natural, mais branda e que vai deixar as fotografias mais suaves e menos sombreadas. Sem contar que de manhã o orvalho ainda está presente nas pétalas das flores, isso deixará suas fotos com um efeito bem legal, diferente do que aconteceria se já fosse mais tarde.
Ajustando profundidade e foco : Não é preciso que todas de flores tenham uma perfeita nitidez, basta somente que uma parte da flor saia perfeita, podendo ser a estigma, uma pétala, as anteras, dentre outras partes das flores. A profundidade de campo simplesmente significa que apenas uma pequena parcela de sua fotografia estará devidamente em foco. O objetivo desta técnica é dar um destaque na parcela de sua imagem na qual você quer a atenção do expectador. Para conseguir isso, você deve definir uma abertura pequena. Como dica para deixar a abertura pequena, você pode utilizar a velocidade do obturador para diminuir a chance de um borrão indesejado e também reduzir o número ISO para remover granulação na foto. Com estas dicas você terá um fundo desfocado e irá proporcionar fotografias mais bonitas e diferentes.
Procure evitar a fotografia quando o vento estiver forte demais, deixando-as tremidas e sem foco. Porém, se você não quiser uma foto muito normal, o vento pode ajudar, caso contrário, será desastre total.
É muito importante que se busque por ângulos diferenciados, use diferentes lentes, como teleobjetivas e não somente macros. Procure fotografar usando um único foco de luz, especialmente à noite, teste o flash, tenha coragem e procure ousar. Procure desafios fotográficos, não limite aquela florzinha que está ali ao seu alcance, encontre uma que seja diferente, inusitada, que esteja longe. Fotografar flores nada mais é que uma mistura maravilhosa e estranha da arte e da ciência. Vá testando seu potencial…
Matérias Relacionadas: