Algumas dicas que ajudarão a registrar estes momentos:
Use sempre com prioridade de abertura deixando a velocidade por conta da câmera. Desta forma permitirá a você um controle mais criativo da profundidade de campo, que é um dos fatores mais importantes dos retratos. Se a sua câmera não tem essa função, você pode usar o modo pré-programado “retrato”, que ajudará.
Seguindo a dica anterior em deixar prioridade de abertura, sempre que mantiver uma grande abertura (acima de f/5.6) você terá um lindo fundo desfocado, que valorizará bem a criança e o momento.
Dependendo do ambiente (interno ou externo), você deverá ajustar o menor ISO possível. Quanto mais alto o ISO, mais granulado ficará a imagem. Quando mais baixo, mais nítida ela ficará.
Fique de olho na velocidade que você vai configurar. Tente manter pelo menos 1/200s, para pegar a maioria dos momentos, pois depende muito da criança e da situação. Se for um bebê e estiver paradinho, não há porquê de configurar muita velocidade. Se as crianças estiverem correndo, priorize a velocidade mais alta para congelar o movimento, use 1/500s que deverá dar um excelente resultado. Se ficar muito escuro, pode aumentar o ISO ou mexer na abertura. Outra boa dica é que se a sua câmera não possui esse controle de velocidade, procure usar o pré-programado ‘esportes’.
Crianças são rápidas, isso é fato! Em fotografia infantil, esqueça o foco manual. Uma dica ótima é usar o modo AI Servo da Canon ou o AF-A da Nikon. Quando está nesse modo, a câmera rastreia o foco de acordo com a posição do objeto, acompanhando a variação de distância. Você precisa apertar o botão de disparo de sua câmera pela metade, ou seja, deixá-lo na metade do caminho que seria necessário para realmente fotografar. Enquanto você aperta, ela rastreia. Funciona como uma inteligência artificial de foco.
Se você tiver uma unidade de flash externo e esteja fotografando em ambiente fechado, você pode usá-lo rebatido no teto ou em uma parede (brancos) para criar uma luz difusa. Vocês podem também usar um rebatedor de papel para criar este efeito. Caso não possua um flash, você pode procurar situações onde seja possível fazer bom uso da luz natural, como luz de janelas. Fotografando lá fora, com a luz do sol direta, você pode usar o flash ou um rebatedor branco grande para preencher a sombra e deixar toda a iluminação homogênea.
Aqui é uma questão bastante pessoal! Em breve uma matéria sobre lentes…
Matérias Relacionadas: